VoltarVoltar

Semana Enogastronómica
Festival Street Art
AKA Corleone
Fidel Évora
Draw
Marco Mendes
Mariana, a Miserável
Martinho Costa
Mesk
AKA Corleone

De seu nome Pedro Campiche, Akacorleone pertence à geração de 85, é ilustrador e designer gráfico, natural de Lisboa. Atualmente vive e trabalha nas Caldas da Rainha.

Assume algumas paixões e valências como a tipografia, a cor, a pintura e o passar o dia a desenhar. Dividido entre os vetores e os marcadores, entre o “rabisco” e o desenho digital, junta o melhor dos dois mundos no seu trabalho.

Para além de ter uma obsessão com tudo o que é visual, é ainda colecionador de brinquedos, amante de duas rodas e do graffiti, viciado em viagens, é um excelente cozinheiro, e fã de Polaroides e de cinema. Um dia, será campeão de ping pong!

Espaço em Viseu: Rua dos Bombeiros Voluntários, fração B (virado para a Central de Camionagem)
http://www.akacorleone.com/

topo
Fidel Évora

Fidel Évora nasce a 27 de outubro de 1984, em Cabo Verde, na cidade da Praia.

Após fazer o curso técnico de Design Gráfico, na ETIC, em Lisboa, Fidel tira o mestrado em Mothion Graphics na BAU – Escola Superior de Design de Barcelona.

Inicia o seu percurso profissional em 2003, numa agência de publicidade, ao longo dos anos alarga a sua experiência a várias agências em Portugal e em Barcelona.

Formador em vários workshops, tem duas publicações da sua autoria, Artaq Bookzine em 2010 e Musabook (From Portugal to Everywhere). As suas obras de street art residem já em vários pontos do globo.

Espaço em Viseu: Avenida Capitão Silva Pereira
http://sindicato.biz/fidel/

topo
Draw

Frederico Soares Campos nasce no Porto em 1988.

Em 2013 finaliza o Mestrado em arquitetura pela Universidade do Porto.

Como Street Artist, Draw leva a figura humana e as expressões corporais a uma outra escala. Membro do coletivo RUA desde 2011, tem participado em vários projetos e exposições como a 1ª Avenida, no Porto e a Walt & Talk, ambas em 2013.

Frederico Draw é ainda curador e diretor artístico da PUTRICA (Propostas Urbanas Temporárias de Reabilitação e Intervenção Cultural e Artística) que se foca no street art como forma de transformar os espaços vazios da cidade dotando-os de valores culturais e artísticos.

Espaço em Viseu:Rua Augusto Hilário
http://www.fredericodraw.com/

topo
Marco Mendes

Coimbra, 1978. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Autor de banda desenhada, ilustrador, artista plástico e professor. Membro fundador do Clube de Desenho, do Porto. Criou com Miguel Carneiro o colectivo artístico e editorial A Mula, em 2006, responsável pela publicação de diversas antologias de banda desenhada, ilustração e artes plásticas, bem como por inúmeras exposições colectivas, em Portugal e no estrangeiro.

Publicou em 2008 o livro “Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas”, pela Plana Press, em Maio de 2012 a novela gráfica “Diário Rasgado”, que compila uma série de BD’s autobiográficas, em 2013 o álbum de desenhos “Anos Dourados” e em 2014 a novela gráfica “Zombie”, todos pela Mundo Fantasma.

Espaço em Viseu:Largo S. Teotónio
http://diariorasgado.blogspot.pt/

topo
Mariana, a Miserável

Nascida em Leiria, em 1986, Mariana Santos, mais conhecida como “Mariana, a Miserável” sonhava ser florista, até se entregar a uma vida de miséria e vender o seu coração para pagar as contas.

Estudou design gráfico na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, aqui desenvolveu o gosto por “não saber desenhar”, desde então participa em várias exposições e projetos de ilustração, em grupo e a solo.

Frequentou ainda o mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais na Universidade do Porto, simultaneamente mantém a sua participação em vários projetos de ilustração, sendo ainda diretora de ilustração da JUP.

Espaço em Viseu: Largo Pintor Gata
http://www.marianaamiseravel.com/

topo
Martinho Costa

Martinho Costa nasce em Fátima, em 1977, atualmente reside e trabalha em Lisboa.

Em 2002 licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 2003 faz o mestrado em Teoria e Prática das Artes Plásticas Contemporâneas pela Universidade Complutense de Madrid.

Em setembro de 2012, foi artista residente na CeRCCA (Centro de pesquisa e criação Casamarles) em Barcelona.

O seu trabalho, maioritariamente nas áreas da pintura, da animação de vídeo e em intervenções no espaço público, reflete sobre a forma como as imagens que nos rodeiam são incorporadas nestes media artísticos. Este processo de transformação dos objetos do quotidiano decorre de investigações sobre a história da pintura, promovendo os temas e géneros com maior tradição na pintura.

Participa em várias exposições em grupo, desde 2000, e a solo, desde 2003.

Espaço em Viseu:Percurso em vários pontos da cidade, entre a Praça da República e Santa Cristina (final da rua Formosa)
http://martinho-costa.blogspot.pt/

topo
Mesk

Gustavo Teixeira, também conhecido por ‘Mesk’ é um ilustrador freelancer licenciado em Artes Digitais e Multimédia desde 2008 pela ESAD-Matosinhos.

Desde que se conhece que adora desenhar e experimentar novas técnicas, para ele criar é algo inexplicavelmente maravilhoso.

Foi no ano de 2001 que mergulhou no mundo da banda desenhada e se dedicou mais ao desenho e a experiências relacionadas com Graffiti. No entanto, só em 2004 é que tem o seu primeiro contacto mais profundo com o mesmo, numa experiência que o marca, desenhar num suporte tão amplo como uma parede, tantas possibilidades novas e um material incrivelmente prático como uma lata de spray! Ainda nesse ano ingressa na CMK, a crew onde exercitou e aperfeiçoou a técnica, rodeado pelo espírito descontraído e festivo que caracteriza esta vertente artística e a sua cultura envolvente que, por conseguinte, lhe deu alento para continuar e pensar ir mais além.

Espaço em Viseu:Central Municipal de Transportes
https://www.facebook.com/mesk85

topo