VoltarVoltar

Semana Enogastronómica
Festival Street Art
BASIK

Nascido em Itália, em 1977, o artista Basik vive e trabalha atualmente na cidade italiana de Rimini.

Foi no início dos anos 90 que ingressou neste mundo da arte como ‘graffitti writer’, sendo considerado pela revista especializada “Aelle” um dos três ‘graffiti writers’ mais influentes do seu país, na mesma altura. Desde então, tem aperfeiçoado o seu estilo e técnica, experimentando novos suportes e materiais para além da pintura com spray, como o acrílico e pintura a óleo, ao mesmo tempo que conjuga as suas influências de ‘writer’ com inspirações da idade média, moderna, contemporânea e a tipografia.

Em Viseu, o tema da cidade de Grão Vasco será centro da sua intervenção.

Os trabalhos mais recentes de Basik enfatizam expressões humanas gestuais, em particular das mãos, e bebem influências de detalhes e características populares, da imagética e simbolismo religiosos.

Em 2007, as suas pinturas integraram o festival coletivo “Street Art Sweet Art”, no Pavilhão de Arte Contemporânea, em Milão, iniciativa que impulsionou e oficializou o movimento de arte urbana em Itália. As criações de Basik já estiveram presentes em vários pontos do globo, dos Estados Unidos à Europa.

Espaço de intervenção em 2016: Edifício na Rua Serpa Pinto

www.basik.it | www.facebook.com/TheBasik

Obras